Image Map

Os benefícios da cenoura nesse verão





Os cuidados com a beleza no verão vão além de malhar por horas a fio na academia e se embatumar de cremes caros. Para aproveitar essa estação com muita saúde e com aquele visual de arrasar você deverá também tomar alguns cuidados com aquilo que come e bebe.

Sendo a alimentação um dos quesitos mais importantes nesse processo, iremos falar da cenoura e dos benefícios que ela traz para a beleza e, principalmente, para o bem-estar de nosso organismo no verão. Essa raiz é um alimento muito rico em nutrientes e deve ser consumida diariamente – seja crua, cozida ou em um delicioso bolo de cenoura fofinho.

Fórmula mágica

A cenoura é um alimento riquíssimo em betacaroteno, isto é, um carotenoide, pigmento natural presente nos vegetais e frutas de cor alaranjada, avermelhada e amarelada. Esse composto é convertido em vitamina A em nosso organismo, o que traz diversos benefícios para nossa saúde, olhos, pele, unhas e cabelos.

Força na peruca e muita garra
Alimentos ricos em vitamina A também são importantes para a saúde das unhas e cabelos, tornando-os mais fortes, brilhantes, e estimulando seu crescimento. A cenoura é sintetizada e transformada nesse tipo de nutriente quando ingerida, então se quer cabelos e unhas mais resistentes e resplandecendo ao sol do verão, aposte nesse vegetal!

Fonte da juventude

Por ser um alimento antioxidante, a cenoura também previne o envelhecimento das células e contribui na manutenção do colágeno, proteína que dá firmeza à pele, o que colabora diretamente para a sua conservação e elasticidade, e evita o aparecimento de rugas precoces.





Que bronze!

Você já deve ter ouvido falar da melanina, uma substância produzida pelo nosso corpo responsável pela cor dos cabelos, pele e olhos. Mas, pode não saber que ela ainda é responsável pela proteção da pele contra os raios solares! Por isso, a ingestão de alimentos que favorecem a produção de melanina é indicada especialmente no verão, quando as pessoas ficam mais expostas ao sol. E adivinhe, a cenoura é um desses alimentos, já que o betacaroteno contribui na produção de melanina, ideal para quem quer manter a pele mais viva e bronzeada (inclusive nos dias de inverno), de forma uniforme e mais rápida.

Aliada à boa saúde

Os alimentos antioxidantes também ajudam a reduzir os radicais livres no corpo, o que torna a cenoura uma poderosa aliada na luta contra o câncer. Além disso, esse alimento é sempre associado à boa visão, o que não é lenda! A Vitamina A também é conhecida como retinol, ajudando a manter a saúde dos olhos e prevenindo contra problemas de visão noturna.

A cenoura também é fonte de vitamina B3, que é essencial para o bom funcionamento do sistema digestivo e respiratório. Vitaminas à base de cenoura são indicadas para pacientes que apresentam dificuldades respiratórias.

Mil e uma utilidades

A versatilidade da cenoura permite que o seu consumo seja feito de diversas maneiras, desde um bolo de cenoura fofinho até mesmo em forma de suco. Nas altas temperaturas, os alimentos refrescantes são prioridade e com a cenoura não é diferente. Uma alternativa leve seria ingeri-la crua e ralada junto com a salada de sua preferência. Algumas pessoas também a utilizam como lanche da tarde – quando bem temperada com limão e sal, a cenoura constitui um ótimo snack para os dias mais quentes.

Agora que você já conhece os diversos benefícios da cenoura e as suas variadas formas de consumo, adicione-a à sua dieta diária para que os resultados venham mais rápido do que imagina! Além de tudo isso, ela ainda é um alimento com baixo teor calórico, ajudando também na perda e manutenção do peso. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Blog Dona Ingrid © Copyright 2014.I Layout por Papeterie d'amour-Design I Programação por Heart Ideas – soluções criativas.